APL 3803 [O nome de Moncarapacho]

Em outras ocasiões em sítios diversos tem sido vista uma gentil moura, vestida de branco.
    Nos contos das pessoas idosas figuram muitas mouras encantadas na freguesia de Moncarapacho, mas essas pessoas, receosas da troça moderna, somente os contam às pessoas da sua intimidade.
    No serro de S. Miguel, próximo da mesma povoação, também têm sido vistos mourinhos encantados. Entre tais lendas, corre uma relativa ao nome da sede da freguesia. Corre pela tradição que Moncarapacho tirara o seu nome daquele serro, que realmente é assaz alto, mas talhado a pique, e sem declive. Este serro é conhecido por Monte Escarpado. Diz-se que o primitivo povo ficava junto desse serro e por isso conhecido por Monte Escarpado, que, com o andar dos séculos, se transformou no actual Moncarapacho como uns escrevem, ou Monte Carapacho, como escrevem outros para se não afastar talvez do nome primitivo.
    Há outras versões mais modernas, que atribuem aquele nome à circunstância de haver naquele sítio, antes de mais povoado, uma casa onde habitava uma velha que trabalhava em capachos, que mandava vender. Dizendo-se portanto no princípio Monte dos Capachos. Acho, porém, em extremo corriqueira uma tal origem e creio que só a mania de querer explicar tudo se pode atribuir àquela origem. O muito Reverendo Prior Simas, falecido há anos, e que tinha boa lição dos livros antigos, adoptava a primeira origem, naturalmente por a ter encontrado em algum livro.

Source
OLIVEIRA, Francisco Xavier d'Ataíde As Mouras Encantadas e os Encantamentos do Algarve , Notícias de Loulé, 1996 [1898] , p.173, cap. XIX
Place of collection
Moncarapacho, OLHÃO, FARO
Narrative
When
20 Century, 90s
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography