APL 2539 Poço Vaz Varela

Informante: Agora vou contar a história do Poço Vaz Varela.
Colector: Esse poço fica situado onde? Em Tavira?
Informante: Fica perto de Tavira, na estrada que vai para Vila Real de Santo António.
Quando começou a conquista do Algarve aos mouros, um governador decidiu fugir com a sua filha e a maior parte das suas riquezas o ouro e as jóias, enfim. Mas a filha do governador não quis ir com o pai.
Colector: Então porquê?
Informante: Porque a mãe já tinha falecido cá e ela ia todos os dias, visitava a campa da mãe, e então pensou que ia ter muitas saudades e por isso não quis ir com o pai.
O pai vendo que não conseguiu convencer a filha e com medo que ela caísse nas mãos do inimigo resolveu encanta-la no poço por mil anos. Então o governador dirigiu-se ao meio-dia ao poço levando consigo a sua querida filha, debruçando-se para dentro começou a dizer palavras de encantamento e palavras misteriosas por fim colocou ao pescoço da filha um signo encantado e já era de noite quando ele conseguiu atirar a filha para dentro do poço. Então a água do poço abriu-se e a moura, que se chamava Fátima foi habitar no seu palácio encantado guardado por um dragão. E o pai ficou ali ao pé do poço a chorar até à meia-noite.
Colector: O simbolismo do meio-dia e da meia-noite que significa?
Informante: Porque dizem as pessoas que…as pessoas antigas que ela aparecia ao meio-dia ou à meia-noite, e então é por isso.
E Fátima ali ficará com as suas riquezas, porque ela também tem consigo, dizem que tem consigo um grande tesouro que é para oferecer a um príncipe cristão que a irá desencantar, e ficar com ela.

Source
AA. VV., - Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas) , n/a,
Year
2008
Place of collection
TAVIRA, FARO
Collector
Ana Catarina Marçal (F)
Informant
Luisa Monteiro (F), 44 y.o., born at TAVIRA (FARO),
Narrative
When
13 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography