APL 3625 Lenda da Fonte de Vide

Em Vale de Telhas, concelho de Mirandela, há um lugar a que o povo chama Fonte da Vide. Dizem os mais antigos, e já o ouviam dizer aos avós e bisavós, que naquela fonte há um encanto. Um encanto que é uma menina transformada em serpente.
    Dizem que duas senhoras, que vinham dos Possacos a vender leite a Vale das Telhas, ao passarem naquela fonte viram uma menina muito bonita, e puseram-se a falar com ela. E ela disse-lhes então:
    — Agora vêem-me aqui como menina, mas eu estou encantada numa serpente. Qual de vós me quer quebrar o encanto? Eu deixo-as ricas se o conseguirem. Mas não podem ter medo.
    Uma das mulheres fugiu logo, dizendo que tinha medo às serpentes. A outra não. Disse-lhe que sim. Então, dali a nada, a menina apareceu transformada em serpente e pôs-se a subir pela mulher acima. Ela deixou até certo ponto, mas ao chegar-lhe ao peito, a serpente esticou a cabeça para a beijar. Nesse momento, a mulher teve tanto medo que deu um grito e a serpente caiu. A seguir desapareceu. Foi-lhe por isso dobrado o encanto.

Source
PARAFITA, Alexandre A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros , Gailivro, 2006 , p.278
Year
2000
Place of collection
Vale De Telhas, MIRANDELA, BRAGANÇA
Informant
Maria Inês Sousa (F), 42 y.o.,
Narrative
When
20 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography