APL 521 Lenda das Três Filhas Encantadas (Versão B)

Era uma vez um rei que descendia de famílias romanas e tinha três filhas. Um dia, a sua filha mais velha apaixonou-se por um dos seus criados. Quando o seu pai teve conhecimento do sucedido ficou bastante aborrecido. Tentou falar com a filha e fazê-la voltar atrás, mas como o amor dela pelo criado era muito grande, a princesa não obedeceu. O rei tomou então a seguinte atitude: mandou reunir as três filhas e transformou-as em cobras. Colocou a mais velha na Serra da Adiça, a do meio na Serra da Preguiça, e a mais nova de todas na Serra do Álamo.
 Há um dia no ano em que as duas filhas mais novas vão visitar a mais velha na Serra da Adiça. Diz a lenda que nesse dia se ouve o seu rastejar.
 Para serem desencantadas é preciso um homem. Á mais velha terá que se enrolar em volta do corpo dele e dar-lhe três beijos no céu da boca, permanecendo ele em silêncio e sem se mexer.

Source
LOPES, António Ferreira Contos e Lendas Populares e de Transmissão Oral na Serra da Adiça, in: Arquivo de Beja, vol. XIV, serie III , Câmara Municipal de Beja, 2000 , p.68
Place of collection
Sobral Da Adiça, MOURA, BEJA
Collector
Sofia Túbal (F)
Informant
Mariana Túbal (F), 34 y.o., Sobral Da Adiça (MOURA),
Narrative
When
20 Century, 90s
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography